DEPOSITÁRIO FIEL

Espaço destinado àqueles que têm dúvida de direito e não são operadores ou estudantes. Possibilitando que os estudantes que frequentam o Fórum possam praticar seus conhecimentos pesquisando, discutindo e respondendo as dúvidas de qualquer visitante.

A única restrição é que a dúvida seja relacionada ao direito, não havendo nenhuma restrição quanto à matéria.

Moderador: francisco

Regras do Fórum
Importante lembrar que o objetivo desta sala é promover o esclarecimento de dúvidas para leigos em direito, promovendo apenas uma orientação sobre os procedimentos que devem ser realizados. Mesmo recebendo uma orientação completa, não deixe de procurar um advogado, uma vez que o Fórum do Estudante de Direito.net não se responsabiliza pelas respostas enviadas.

Dados pessoais ou sigilosos poderão ser ocultados pela administração do fórum, visando a sua segurança.

DEPOSITÁRIO FIEL

Mensagempor Alexandre Gomes Lins em Qui Jan 28, 2010 21:58

MEU PAI ERA DEVEDOR E DEPOSITÁRIO FIEL DE UM DETERMINADO BEM, GOSTARIA DE SABER:

1 - Eu como único herdeiro dele, sou consequentemente o novo fiel depositário do referido bem;

2- A justiça pode me nomear fiel depositário sem o meu consentimento (compulsoriamente), sem me comunicar, neste caso. Se puder qual a legislação que autoriza, pois, todos sabemos que segundo a CF/88 em seu Art. 5º, II, diz:"ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude de lei". Atentar também para súmula 319 do Superior Tribunal de Justiça, cujo enunciado diz: "o encargo de depositário de bens penhorados pode ser expressamente recusado"
Alexandre Gomes Lins

Data de registro: Ter Nov 17, 2009 0:47

Re: DEPOSITÁRIO FIEL

Mensagempor francisco em Sex Jan 29, 2010 9:58

Caro Alexandre,

É preciso maiores informações do processo para poder lhe orientar melhor. A princípio, você não pode ser nomeado sem antes ser ouvido a respeito. Entretanto, uma vez que se trata de uma ação judicial, você precisa estar representado por advogado para defendê-lo, portanto, sugiro que procure algum de sua confiança para orientá-lo corretamente.
francisco

Data de registro: Ter Mar 04, 2008 18:56

Retornar para Ajuda à comunidade